Guia Da Residência Médica

· 3 min read
Guia Da Residência Médica

Logo após ser aprovado, o momento é de muito trabalho e expediente longo, comcarga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões e um dia de folga. As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas até04 de novembro de 2022, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição. Conhecimento básico nas sub-especialidades como oncologia ginecológica, patologia cervical infertilidade, mastologia, endoscopia, infanto-puberal, climatério, alto-risco, puerpério, DIG (Doença Trofoblástica da Gestão). Valorização a relação médico-paciente, ética profissional, trabalho em equipe, questões culturais/regionais, étnicas e de gênero, atenção as Políticas Públicas na área de Saúde da Mulher. Formular os objetivos intermediários, ou seja, por ano de atividade do médico residente. Estimular a capacidade de aprendizagem independente e de participação em programas de educação continuada.

  • Melhores especialidades médicas, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade para ficar sempre atualizado.
  • É considerada o "padrão ouro" da especialização médica e, cumprida integralmente, confere ao Médico Residente o título de especialista.
  • Isso inclui pacientes acidentados e que sofreram um trauma, assim como situações relacionadas a doenças, como infarto, AVC e outras adversidades desse tipo.
  • Mas, até a data da matrícula no programa, é preciso que tenha concluído a graduação.
  • Para quem pensa em trabalhar no interior do estado, a Unesp pode ser uma boa alternativa.
  • Os programas de especialização/residência médica estão listados em ordem alfabética e não em ordem de classificação.


Portanto, aproveite todo o conhecimento adquirido para começar, desde já, a se preparar para esse momento tão importante na carreira em Medicina. As áreas de atuação da Oftalmologia, após a conclusão do curso, são principalmente clínicas especializadas. Você também pode abrir o seu próprio consultório, mas lembrando que isso exige um investimento alto em equipamentos. Afinal, mesmo na clínica, o oftalmologista precisa de uma série de equipamentos auxiliares para avaliar e tratar os seus pacientes. Essa é uma das especialidades que você pode realizar com uma residência médica.

Conheça As 10 Melhores Residências Médicas No Brasil



É necessário que você conheça o perfil de paciente que gosta de atender, pois este perfil muda de acordo com as especialidades. Se encaixar no perfil de seus pacientes é a melhor opção, por isso, antes de escolher a residência veja se ela  se encaixa no que você mais gosta de fazer e atender. No último processo seletivo da Unicamp 2023, por exemplo, foram432 candidatos inscritos para 13 vagas, o que significaquase 33,2 estudantes por vaga, sendo um dos cursos mais concorridos da última edição da prova da universidade paulista. Por isso, preparamos este artigo completo que vai te ajudar a entender como funcionam as provas de residência e os programas de residência de Medicina. Além de ampliar suas frentes de atuação, o IDOR também estendendo suas fronteiras geográficas.

Ginecologia E Obstetrícia ‍



O processo seletivo para conseguir uma vaga em seu programa de Residência Médica é bastante concorrido, e conta com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho , que é referência nacional.  Por fim, mas não menos importante, a residência em Clínica Médica do IAMSPE também tem dois anos de duração e um processo seletivo dividido em três etapas (teórica, prática/multimídia e entrevista). O modelo de prova também não é tão diferente, mas se você ainda não está familiarizado, comece a estudá-lo. Os episódios contam com residentes de diversas instituições, inclusive a Unicamp, sob a perspectiva de Rodolpho Pinto, que cursa essa especialização.

Duração Das Residências


Este é um tipo de residência médica com acesso direto, com três anos de duração. Em outras palavras, a residência funciona como uma pós-graduação que exige, para ingresso, uma prova muito concorrida. A duração do programa varia conforme a especialidade, cumprida em hospitais sob a supervisão de médicos.  clique aqui e saiba mais  graduação tem seis anos de duração e, após o registro no Conselho Regional de Medicina , a pessoa formada pode atuar como generalista. Entretanto, caso queira ter uma especialidade, por exemplo, a pediatria, deve passar pela residência médica.